musicalização infantil  é um conjunto de atividades que visam à sensibilização, e que buscam  ampliar os conhecimentos musicais da criança.

Musicalizar é tornar a criança sensível e receptiva aos sons, promovendo o contato com o mundo musical já existente dentro dela, fazendo com que ocorra uma apreciação afetiva e criativa dos sons que estão à sua volta.

É preciso que a musicalização seja estimulada em todo o convívio social.

Com o RITMO, além dos movimentos do corpo, a criança trabalhará a percepção sensorial motora.

MELODIA, se trabalhada por canções que tenham um bom vocabulário, ajudará a desenvolver a fala, a rapidez de raciocínio e o poder de concentração da criança.

Cantar e tocar ao mesmo tempo, faz com que a criança busque a HARMONIA sonora, contribuindo para a socialização do grupo.

Na musicalização não se propõe o ensino técnico de um instrumento musical, e sim um vínculo entre a música e a criança, contribuindo fortemente para os seguintes aspectos: socialização, alfabetização, inteligência, capacidade inventiva, expressividade, coordenação motora e tato fino, percepção sonora, percepção espacial, raciocínio lógico e matemático e estética.

A música  como parte da arte, depende dos cinco sentidos humanos para ser explorada, um estímulo que se dá pela incorporação dos elementos rítmicos e sonoros.

Com a musicalização, destaca-se o importante papel da socialização; a criança acaba tornando-se mais comunicativa, e tendo um convívio mais ativo com regras de convivência.

educação musical desenvolve na criança uma atitude positiva, procurando capacitá-la para expressar e captar sentimentos de beleza da criação artística.

A expressão corporal desenvolvida por meio de cantigas de roda, músicas infantis e todo o repertório explorado pelos alunos nessa fase contribuem para uma melhor comunicação, além da interação com o grupo, objetos lúdicos que dão vida e cor ao imaginário, ajudando a criança a se conhecer e explorar diferentes sensações , emoções e sentimentos.
 
Ao se satisfazer em uma destas atividades, há o desenvolvimento da AUTOESTIMA, ao inventar ou reinventar, desenvolve a CRIATIVIDADE, buscando meios para futuramente resolver situações problema, e também desenvolve o sentido ESTÉTICO e ÉTICO, resgatando o verdadeiro sentido do belo, fazendo escolhas mais corretas do que realmente pode ser bom, bonito e útil para as pessoas.